Fim dos "piratas da comunicação": Especialista fala sobre o selo pago para contas verificadas no Facebook e Instagram

Novidade foi anunciada pela Meta e promete acabar com os chamados “piratas da comunicação
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22/07/2023

Mark Zuckerberg, CEO da Meta - Empresa responsável pelo Facebook e Instagram - anunciou que ambas as redes sociais irão implementar um novo sistema de assinaturas que permitiram às contas obterem o selo de verificação, uma ferramenta usada para identificar perfis e passar credibilidade.

 

A informação foi recebida de forma mista entre os usuários, mas de acordo com o Jornalista e Assessor de Imprensa, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, CEO da MF Press Global, empresa de marketing e comunicação, afirma que a decisão irá ajudar a acabar com os “piratas da comunicação”.

 

Com o tempo, o selo de verificação, além de um objeto de desejo para transmitir profissionalismo e credibilidade, se transformou em um comércio explorado por empresas que praticavam um mau jornalismo, como venda de pacotes de matérias, para obter o selo - os “piratas da comunicação” - prática que será inibida com o novo sistema”.

 

Os selos pagos irão ajudar a valorizar a assessoria de imprensa e derrubar esse tipo de esquema. Mais do que nunca, vão se diferenciar as pessoas públicas que realmente saem em veículos de imprensa sérios, que não se pode pagar para ser publicado, das que apenas obtêm resultados artificiais."

 

Como funcionarão os selos de verificação pagos?

De acordo com as informações preliminares, os novos pacotes de assinaturas da Meta começarão a ser disponibilizados ainda essa semana na Austrália e Nova Zelândia e terão sua implementação ampliada gradualmente para os demais países.

 

Os pacotes irão englobar Facebook e Instagram em assinaturas separadas e terão preços que vão variar de US$ 11,99 mensais na web a US$ 14,99 em sistemas Android e IOS e também oferecerão outras funcionalidades especiais para figuras públicas e criadores de conteúdo, além dos selos de verificação.

 

Os títulos valerão mais que um selo de verificação

Dr. Fabiano de Abreu também aponta que com a nova atualização do processo de obtenção de selos de verificação a titulação e relevância na imprensa serão o principal diferencial para quem quiser se destacar.

 

Agora quem pagar terá o selo de verificação, isso vai mudar completamente o contexto e redirecionar o foco para o que realmente interessa de verdade, a relevância do indivíduo, suas aparições em matérias na imprensa e seus títulos acadêmicos vão se tornar mais importantes do que o selo de verificação". 

 

Quem já adquiriu o selo de verificação, terá que pagar?

Uma das principais dúvidas que surgiram a respeito da assinatura para selo de verificação é sobre as pessoas que já o adquiriram antes das alterações. Apesar de a Meta ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre o assunto, especula-se que eles não serão taxados, mas de acordo com o Dr. Fabiano de Abreu buscar o selo durante o processo de implementação continua sendo válido.

 

Enquanto o novo sistema ainda está em teste é importante continuar buscando obter o selo pois, além do mérito de tê-lo conquistado antes de se tornar banal, ajuda na familiarização com o trabalho de uma assessoria e da própria imprensa em si”.