Neoplasia maligna DOS OSSOS – CID 40

O osteossarcoma (OS) é classificado como uma neoplasia de alto grau com células malignas que produzem osteóides. As neoplasias malignas primárias dos ossos são raras, representando menos de 5% de todos os tumores
Compartilhe:
01/09/2022

O osteossarcoma (OS) é classificado como uma neoplasia de alto grau com células malignas que produzem osteóides. As neoplasias malignas primárias dos ossos são raras, representando menos de 5% de todos os tumores malignos.

O OS pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém, atinge principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens durante o período de maior crescimento e desenvolvimento ósseo. O seu pico de incidência ocorre na segunda década de vida e apresenta predominância no sexo masculino, numa proporção de 1,6 para 1.

Em adultos, o OS e considerado uma neoplasia secundaria, pois, sua origem está associada a uma condição previa como, por exemplo, irradiação, infartos ósseos, doença de Paget, ou até mesmo, outras patologias ósseas benignas.

O diagnóstico precoce e decisivo quando discutimos sobre prognostico e tratamento, com a possibilidade de cirurgia preservadora do membro.

Baixe gratuitamente aqui.